• 01/12/2021
  • Sem Comentário
  • 148
  • 4 Minutos de Leitura

Vereador de Fortaleza preso por tentativa de feminicídio pediu fim da violência contra a mulher 4 dias antes do crime

Vereador de Fortaleza preso por tentativa de feminicídio pediu fim da violência contra a mulher 4 dias antes do crime

O vereador Ronivaldo Maia (PT), preso por suspeita de tentativa de feminicídio, nesta segunda-feira (29), pediu o fim da violência contra a mulher em discurso na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) apenas quatro dias antes do crime.

O vereador foi autuado em flagrante e preso em um posto de combustíveis após atropelar uma mulher de 36 anos, com quem tinha tem um caso. O fato ocorreu no Bairro Conjunto Ceará, periferia de Fortaleza, e o parlamentar continua detido na manhã desta terça (30).

Em discurso na Câmara Municipal de Fortaleza, em 25 de novembro deste ano, o vereador lembrou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.


PBPE Podcast

“Eu queria, ao reforçar, nessa data, o 25 de novembro, os muitos movimentos que de maneira organizada fazem essa luta, discutem a necessidade de aumentar o combate à eliminação dessa violência, que é uma chaga social”, caracterizou o vereador.

No discurso, o parlamentar afirma que “há várias maneiras — e a gente precisa adotar todas elas — [de] enfrentar esta situação, que vai desde a gente punir a agressão, porque é muitas vezes a impunidade que estimula”, afirmou.

Além disso, o vereador também lembrou o aumento do número de casos de violência contra a mulher durante a pandemia de Covid-19.

“É muito lamentável que durante os 20 meses da pandemia que atravessou o mundo, a gente tenha se deparado com o aumento da violência doméstica e, nesse caso, quando você vê essa modalidade, nós estamos falando de agressão às nossas mulheres e meninas, muitas vezes dentro do próprio ambiente de casa.”

Mulher já recebeu alta

Conforme testemunhas, o vereador discutia com a mulher no interior de um veículo; ela desceu e puxou o limpador de para-brisa do carro, quando Ronivaldo deu uma arrancada e a atropelou. Ela foi hospitalizada após ser socorrida por familiares.

De acordo com uma testemunha que a levou a uma unidade hospitalar privada, a vítima “estava muito nervosa, muito machucada, sangrando bastante”. Segundo a testemunha, a mulher foi atendida, fez uma transfusão, foi medicada, passou por um raio-x, fez uma tomografia e recebeu alta logo à noite.

“Os machucados foram do lado esquerdo, do ombro à perna e ela estava bem machucada mesmo. Não chegou a fraturar nada, não quebrou, não, até onde ela soube pelos resultados dos exames”, disse a testemunha à TV Verdes Mares.

A assessoria do vereador informou ao g1 que apura as circunstâncias da detenção e “aguarda informações concretas sobre a situação”, que serão repassadas pelos advogados que acompanham o caso.

Ronivaldo Maia foi conduzido para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza. A equipe de policiais civis foi ao hospital para onde a mulher foi levada e realizou investigações para identificar testemunhas do fato.

Justiça vai apurar o ocorrido, diz mulher de vereador
Em nota publicada em uma rede social, a mulher do vereador, Sônia Gomes, disse que ele “se envolveu num incidente de violência doméstica”. Ela ressaltou que recebeu notícias de que “a vítima recebeu atendimento médico e já está em casa”.

Segundo ela, o vereador ainda está detido e aguardando a audiência de custódia. “Há um processo instalado, e a justiça vai apurar o ocorrido dentro do devido processo legal”, afirmou.

Câmara Municipal aguarda apurações

Câmara Municipal de Fortaleza — Foto: Divulgação

 

 

g1/CE

ASSUNTOS RELACIONADOS

Brasil e Venezuela em rota de colisão: novo ataque de Maduro intensifica crise diplomática

Brasil e Venezuela em rota de colisão: novo ataque de Maduro intensifica crise diplomática

O governo de Nicolás Maduro voltou a mirar o Brasil em suas críticas neste sábado (2/11),…
Centrão domina grandes centros do Nordeste, enquanto esquerda mantém presença limitada

Centrão domina grandes centros do Nordeste, enquanto esquerda mantém presença limitada

Os partidos de centro consolidaram-se como a principal força política nas eleições municipais deste domingo (27)…
Ucrânia pede que Brasil detenha Putin caso ele participe do G20

Ucrânia pede que Brasil detenha Putin caso ele participe do G20

Nesta segunda-feira (14), a Ucrânia reforçou que o Brasil tem a obrigação de prender o presidente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *