• 28/07/2022
  • Sem Comentário
  • 142
  • 3 Minutos de Leitura

Vídeo de Marília Arraes ao lado de Lula e Alckmin é removido de redes sociais após decisão da Justiça Eleitoral

Vídeo de Marília Arraes ao lado de Lula e Alckmin é removido de redes sociais após decisão da Justiça Eleitoral

Um vídeo da pré-candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (SD), ao lado dos pré-candidatos a presidente e vice-presidente, Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) foi removido do Instagram e do Facebook após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A medida foi resultado de uma representação por propaganda antecipada na internet movida pela União Brasil.

Na petição de deferimento de tutela de urgência, o partido diz que houve um “pedido explícito de votos” e que isso “restou clarividenciado com o uso da hashtag #LulaLáMariliaCá”. Nas alegações, os advogados do União Brasil também questionam a trilha sonora usada na peça.

Na gravação, a pré-candidata ao governo de Pernambuco aparecia sorrindo ao lado de Lula e Geraldo Alckmin, que em Pernambuco declararam apoio ao pré-candidato ao governo Danilo Cabral (PSB).

“Durante a exibição, sem narração, é tocado um jingle de campanha da representada com o refrão ‘Pernambuco vai mariliar’ e com diversos trechos que enaltecem a pré-candidata ao governo do estado de Pernambuco”, alega o União Brasil.

No entendimento do desembargador eleitoral auxiliar Évio Marques da Silva, há “indícios do ilícito eleitoral”, tido como a “infringência às normas da propaganda eleitoral, que fere o equilíbrio da disputa e o próprio regime democrático”.

A decisão determinou que o Instagram e o Facebook retirassem do ar em um dia as postagens sob pena de multa diária de R$ 3 mil e proibiu que Marília Arraes publique o vídeo em qualquer meio, sob pena de multa diária também de R$ 3 mil por novas veiculações.

Resposta
Por nota, a assessoria de imprensa de Marília Arraes disse que a ação está em tramitação na Justiça Eleitoral e, por isso, ainda tem caráter liminar.

“A origem da representação nos surpreende. Mas isso é típico de quem está pendurado até o pescoço no governo Bolsonaro, não assume claramente que quer a continuidade do autoritarismo, e está em campanha para atrapalhar Lula em Pernambuco”, afirma.

No comunicado, a equipe da pré-candidata diz que a pré-campanha não cometeu nenhuma ilegalidade.

“A assessoria jurídica da pré-candidata ao governo de Pernambuco irá apresentar, ao final do julgamento do mérito, os recursos cabíveis, caso sejam necessários”, declarou.

g1/PE

ASSUNTOS RELACIONADOS

Casal é assassinado em Timbaúba

Casal é assassinado em Timbaúba

Mais um duplo homicídio foi registrado em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, evidenciando…
Centrão domina grandes centros do Nordeste, enquanto esquerda mantém presença limitada

Centrão domina grandes centros do Nordeste, enquanto esquerda mantém presença limitada

Os partidos de centro consolidaram-se como a principal força política nas eleições municipais deste domingo (27)…
Eleições Municipais: Direita e Esquerda Usam Disputa Local Como Laboratório para 2026

Eleições Municipais: Direita e Esquerda Usam Disputa Local Como Laboratório para 2026

Com o fim do segundo turno das eleições municipais neste domingo (27), as articulações políticas se…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *