• 27/06/2026
  • Sem Comentário
  • 4 Minutos de Leitura

10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne sociedade civil e poder público em Goiana

10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne sociedade civil e poder público em Goiana

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na última sexta-feira (26), no auditório do Sesc Ler Goiana, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento reuniu representantes do poder público, instituições, conselhos, profissionais da rede de proteção, adolescentes e membros da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes.

Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e a Democracia Participativa”, a conferência contou com palestra magna, grupos de trabalho e plenária final, onde foram debatidas e aprovadas propostas organizadas em cinco eixos temáticos.

A mesa de abertura foi composta pela secretária de Assistência Social, Ana Silveira; pelo secretário da Criança e Juventude, Itanilson Filho; pela vice-prefeita, Lícia Maciel; pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Margareth Melo; pela conselheira tutelar do Distrito, Diná Almeida; pelo conselheiro tutelar da Sede, Alesson Albuquerque; pelo vereador Alexandre de Carvalho; pelo secretário de Educação, Carlos Viégas; e pelo coordenador do CAPS Infantojuvenil, Walterlan Cardoso. A conferência também contou com palestra ministrada por Marília Rufino e Fernando Bezerra, que abordaram o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e contribuíram para os debates desenvolvidos ao longo da programação.

Durante a abertura, a secretária de Assistência Social, Ana Silveira, ressaltou a importância da conferência como um espaço democrático de diálogo e construção coletiva de propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.

Entre as propostas aprovadas estão o fortalecimento do controle social e da participação popular, a ampliação das ações do Conselho Tutelar, a criação de políticas voltadas à convivência familiar e comunitária, o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, a implementação de medidas socioeducativas mais integradas e ações para a erradicação do trabalho infantil. Também foram sugeridas iniciativas como a implantação do Serviço de Família Acolhedora, a ampliação de espaços de esporte, lazer e cultura, a formação continuada de profissionais da rede de atendimento, o fortalecimento das equipes multiprofissionais nas escolas e a criação de fluxos intersetoriais para atendimento às crianças e adolescentes.

Durante a programação também foram escolhidas as crianças que representarão Goiana na etapa regional da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, levando as propostas construídas coletivamente no município para a próxima fase de debates.

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Itambé Realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com Destaque para Participação Cidadã

Itambé Realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com Destaque para Participação Cidadã

Na última quarta-feira, 3 de julho de 2025, o município de Itambé sediou a 15ª Conferência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *