• 27/07/2022
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Prefeitura de Timbaúba contrata banca para execução de concurso público; realização do processo foi recomendada pelo promotor de justiça, Dr. João Elias

Prefeitura de Timbaúba contrata banca para execução de concurso público; realização do processo foi recomendada pelo promotor de justiça, Dr. João Elias

O motivo do processo é que o município tem sido duramente penalizado pelo TCE-PE por contratações ilegais e burlando a realização do concurso público. Menos de 40% dos servidores são efetivos.

A Prefeitura de Timbaúba, município da Mata Norte de Pernambuco, contratou a banca ADM&TEC para execução do concurso público municipal. A contratação foi confirmada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco nesta segunda-feira (25).

A banca foi contratada por meio de dispensa de licitação. E atende a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que estipulou o prazo de 180 dias para que o prefeito Marinaldo Rosendo de Albuquerque executasse o concurso. O prazo vai até o dia 10/10/2022.

Em dezembro de 2021, o promotor de Justiça de Timbaúba, João Elias da Silva Filho, verificou que na Prefeitura de Timbaúba “o número de comissionados e contratados é superior ao de efetivos”. De acordo com o MPPE, o número de contratados foi de 823 no ano passado. O promotor de justiça também destacou que o “atual prefeito já foi condenado, em dezembro de 2020, pelo Juízo da 1ª Vara de Timbaúba, justamente por violação ao princípio do concurso público, quando prefeito nos exercícios 2009/2013. Pelo mesmo motivo responde a mais quatro ações civis públicas por improbidade administrativa”.

O motivo do processo é que o município tem sido duramente penalizado pelo Tribunal de Contas por contratações ilegais e burlando a realização do concurso público. Menos de 40% dos servidores são efetivos.O promotor de justiça, João Elias, realizou a investigação, constatou irregularidades e fez a Recomendação n° 005/2021, de 09/12/202, publicada no Diário Oficial MPPE n° 896, de 10/12/2021, para adequação ao ordenamento jurídico.

Câmara de Vereadores

Também existe uma recomendação do Dr. João Elias do Ministério Público para que a Câmara de Vereadores realize concurso público.

Segundo o MPPE, na Casa Doutor Manoel Antônio Pereira Borba, apenas dois servidores são efetivos (inclusive, o Presidente Josinaldo Barbosa de Araújo é um dos servidores efetivados). E de 45 a 55 servidores trabalham anualmente de forma temporária. O último concurso público na Casa Legislativa do município aconteceu em 1984. A Câmara de Vereadores de Timbaúba já foi alvo algumas vezes de determinação por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE)/PE para realização de levantamento da necessidade de pessoal e consequente concurso público, como também foi informada várias vezes sobre o posicionamento do Ministério Público de Contas (MPCO) no mesmo sentido do TCE/PE, pela identificação da relação desproporcional e não racional entre servidores efetivos e comissionados.

Agora Nordeste

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Operação Policial Desarticula Esquema de Desmanche e Adulteração de Veículos em Timbaúba

Operação Policial Desarticula Esquema de Desmanche e Adulteração de Veículos em Timbaúba

Policiais civis da 46ª Circunscrição – Delegacia de Timbaúba, sob a liderança do delegado Thiago Freire,…
Prefeitura de João Pessoa Anuncia Concurso para Educação com 500 Vagas

Prefeitura de João Pessoa Anuncia Concurso para Educação com 500 Vagas

A Prefeitura de João Pessoa anunciou, na ultima quinta-feira (10), a abertura de um concurso público…
TCE Concede Prazo de 20 Dias para Prefeitura de Pitimbu Justificar Irregularidades em Contratações de Agentes de Trânsito

TCE Concede Prazo de 20 Dias para Prefeitura de Pitimbu Justificar Irregularidades em Contratações de Agentes…

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou que a prefeita de Pitimbu, Adelma…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *