• 23/03/2025
  • Sem Comentário
  • 4 Minutos de Leitura

A redescoberta das pegadas de dinossauros em Sousa, PB: a jornada de Giuseppe Leonardi

A redescoberta das pegadas de dinossauros em Sousa, PB: a jornada de Giuseppe Leonardi

Foi a bordo de um Fusca, atravessando o Brasil de ponta a ponta, que o padre e paleontólogo italiano Giuseppe Leonardi chegou a Sousa, na Paraíba, em busca de um dos maiores tesouros paleontológicos do país. “Vim do Paraná até aqui, por cinco dias. E perguntei: ‘Onde estão as pegadas de dinossauros?’ E ninguém sabia”, recorda Leonardi. Sua trajetória, que começou na década de 1970, foi fundamental para revelar ao mundo a importância do Vale dos Dinossauros.

Atualmente participando do 1º Congresso Internacional de Paleontologia da Paraíba, que acontece em Sousa até este domingo (23), o pesquisador relembra a surpresa ao descobrir que a população local desconhecia o valor histórico das pegadas preservadas na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe.

Vale dos Dinossauros em Sousa, na Paraíba - Foto (Reprodução-TV Paraíba)
Vale dos Dinossauros em Sousa, na Paraíba – Foto (Reprodução-TV Paraíba)

A história do Vale dos Dinossauros, no entanto, remonta a muito antes da chegada de Leonardi. Em 1924, o geólogo Luciano Jacques de Moraes foi o primeiro a registrar pegadas de dinossauros na região. Apesar da relevância do achado, a descoberta não recebeu a devida atenção e, por décadas, permaneceu esquecida.

“Quem primeiro encontrou as pegadas foi Luciano Jacques de Moraes, um geólogo que trabalhava na comissão para o problema das secas. Ele descobriu as duas primeiras pegadas na Fazenda Ilha e publicou sua pesquisa no livro ‘Serras e Montanhas do Nordeste’, em 1924. Conheci esse livro ainda na Itália e soube que existiam pegadas de dinossauros aqui”, relata Leonardi.

Determinando-se a encontrar as pegadas, o paleontólogo percorreu rios, fazendas e estradas de terra. No início de sua busca, chegou a pedir ajuda de lavadeiras para remover redes de secagem e examinar o solo. “Comecei na beira do rio, pedindo às lavadeiras que tirassem as redes para ver se encontrava as pegadas”, lembra.

O resultado desse esforço foi impressionante: ao longo de 50 anos, Leonardi realizou 36 expedições e catalogou 42 locais com pegadas de dinossauros. Seu trabalho não apenas expandiu o conhecimento científico sobre a região, mas também contribuiu para transformar Sousa em um polo de turismo científico.

“Todo o patrimônio geológico da Bacia Sedimentar do Rio do Peixe é um ativo valioso para a promoção do turismo na Paraíba”, destaca o turismólogo Silvonetto Oliveira.

O 1º Congresso Internacional de Paleontologia da Paraíba reforça essa perspectiva ao debater formas de potencializar o turismo e o desenvolvimento científico da região. O secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, ressalta a importância do evento. “Este é um momento crucial para traçarmos estratégias que fortalecerão o Vale dos Dinossauros como um centro mundial de pesquisa e turismo científico”, afirma.

O legado de Giuseppe Leonardi é, portanto, inestimável. Graças ao seu trabalho, a região de Sousa se consolida como uma referência paleontológica e um destino de grande interesse para cientistas e turistas do mundo inteiro.

PBPE Podcast

 

ASSUNTOS RELACIONADOS

Paraíba Oferece 1.281 Vagas de Emprego em 11 Cidades a Partir Desta Segunda-Feira (12)

Paraíba Oferece 1.281 Vagas de Emprego em 11 Cidades a Partir Desta Segunda-Feira (12)

A Paraíba começa a semana com 1.281 vagas de emprego disponíveis em 11 municípios. Os dados…
Dupla é Presa em Flagrante por Receber Cédulas Falsas em Agência dos Correios na Paraíba

Dupla é Presa em Flagrante por Receber Cédulas Falsas em Agência dos Correios na Paraíba

Na tarde desta quarta-feira (8), dois homens, ambos de 27 anos, foram presos em flagrante no…
João Azevêdo assume comando do PSB na Paraíba em cerimônia com presença de lideranças políticas

João Azevêdo assume comando do PSB na Paraíba em cerimônia com presença de lideranças políticas

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizará, na próxima segunda-feira (28), uma cerimônia para oficializar a condução…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *