• 06/04/2023
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Atuação do MPPB garante implantação da municipalização do trânsito em Caaporã

Atuação do MPPB garante implantação da municipalização do trânsito em Caaporã

A atuação do Ministério Público da Paraíba em Caaporã resultou na implantação da municipalização do trânsito com a criação do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran). O órgão municipal será responsável pelo planejamento, fiscalização, engenharia de tráfego e ações educativas.

Conforme a promotora de Justiça de Caaporã, Miriam Pereira Vasconcelos, a atuação ministerial começou em agosto de 2021 com a instauração de procedimento administrativo com o escopo de acompanhar as providências adotadas pelo Município de Caaporã, para municipalização do trânsito local.

A Promotoria de Justiça de Caaporã atuou em parceria com Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Municipalização do Trânsito no Estado da Paraíba acerca da municipalização do trânsito local, à época coordenado pelo procurador de Justiça Valberto Lira.

Em 26 de outubro de 2021, houve a realização de audiência pública virtual para discutir a necessidade e o processo de municipalização do trânsito no município. Participaram da audiência a promotora Miriam Vasconcelos, o coordenador do Núcleo de Políticas Públicas (NPP/MPPB), o procurador de Justiça Valberto Lira; representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PB), da Polícia Militar, da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Polícia Rodoviária Federal (PRF); o vereador Welton Alencar, representando o Legislativo municipal e o procurador-geral do município, Dimitri Mota.

Após as diligências encetadas no curso do procedimento administrativo, finalmente, foi editada a Lei Municipal nº 842/2022, que dispõe sobre a criação do Demutran, seus órgãos de apoio, sua organização, finalidades e competências.

“É uma alegria imensurável constatar que mais uma política pública vai ser implementada no Município de Caaporã, por isso mesmo, continuará cobrando a efetividade da lei em todos os seus termos”, disse a promotora Miriam Vasconcelos.

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Viaduto na Paraíba pode receber nome de ex-prefeito Manoel Junior

Viaduto na Paraíba pode receber nome de ex-prefeito Manoel Junior

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 291/2025, atualmente em…
Alerta de Temporal: Inmet emite aviso para 25 cidades da Paraíba

Alerta de Temporal: Inmet emite aviso para 25 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo devido às fortes chuvas…
Justiça Determina Medidas Rigorosas para Regularização do Trânsito em Timbaúba

Justiça Determina Medidas Rigorosas para Regularização do Trânsito em Timbaúba

A Justiça da 2ª Vara da Comarca de Timbaúba, em Pernambuco, determinou, por meio de decisão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *