- 18/08/2024
- Sem Comentário
- 128
- 4 Minutos de Leitura
Governo de Pernambuco acelera reformas em delegacias e reforça segurança pública com mais efetivo
O governo de Pernambuco está intensificando as ações de segurança pública por meio do programa Juntos pela Segurança, com foco na reforma de delegacias, aumento do efetivo policial e colaboração com as guardas municipais. O secretário de Planejamento do Estado, Fabrício Marques, revelou que a licitação para a reforma das delegacias da Polícia Civil será concluída até o final deste ano, incluindo a aquisição de novos equipamentos e mobílias.
“Algumas delegacias estão em situação caótica, e em muitos casos, a simples manutenção não é suficiente; é necessário construir novas estruturas. O diagnóstico demorou devido à burocracia, mas estamos avançando, e o plano estará pronto até dezembro”, afirmou Fabrício.
Ele também destacou a importância de um contrato global para manutenção das delegacias, evitando as soluções temporárias que eram utilizadas anteriormente. Com um investimento significativo, o processo de licitação foi cuidadosamente planejado para garantir a eficiência e transparência.
Mais policiais nas ruas
Outro ponto chave do plano de segurança do governo é o aumento do efetivo policial. Fabrício Marques anunciou que os concursos em andamento irão elevar em 30% o número de policiais civis e militares no estado, totalizando 7 mil novos agentes. A meta é formar 4 mil policiais por ano, um número sem precedentes na história de Pernambuco.
“Esses novos policiais serão destinados exclusivamente às ruas, especialmente nas áreas com maior índice de criminalidade. A área administrativa não será expandida, o que permitirá uma cobertura mais eficaz no combate à violência”, explicou o secretário.
Colaboração com os municípios
Além do reforço policial, a cooperação entre o estado e os municípios tem sido fundamental para os avanços na segurança pública. Um fórum com mais de 40 municípios foi estabelecido para otimizar o uso do efetivo policial e da guarda municipal, especialmente nas regiões com maiores índices de criminalidade.
“Com esse protocolo de cooperação, conseguimos alocar policiais em áreas mais críticas, enquanto as guardas municipais focam nos crimes contra o patrimônio. Esse trabalho conjunto já está trazendo resultados significativos”, destacou.
Resultados positivos e virada de chave
O secretário também celebrou a redução da violência nos últimos três meses, após a resolução de questões salariais da Polícia Militar e a liderança ativa da governadora Raquel Lyra no programa Juntos pela Segurança. Segundo ele, houve uma queda expressiva nos índices de violência contra a vida e crimes contra o patrimônio, marcando o melhor desempenho dos últimos 20 anos.
“A virada de chave aconteceu. Estamos confiantes de que, no próximo ano, o impacto será ainda maior, inclusive com a redução no pagamento de seguros, refletindo a melhoria na segurança pública”, concluiu Fabrício.
Com informações do PENotícias