• 15/06/2023
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Mendonça apresenta projeto para proibir concessão de TV e Rádio para partidos políticos

Mendonça apresenta projeto para proibir concessão de TV e Rádio para partidos políticos

Numa reação à tentativa do PT de criar uma TV do partido e emissoras de rádio petistas, o deputado federal Mendonça Filho (UB) apresentou, o Projeto de Lei 3002/2023 para proibir partidos políticos de serem concessionários de serviços de radiodifusão.

“Partido político nenhum tem de ter emissora de TV e Rádio. Querer concessão pública de TV e Rádio para fazer doutrinação e proselitismo político com dinheiro público do fundo partidário é um escarnio”, criticou Mendonça, defendendo que o acesso partidário à radiodifusão seja limitado ao uso da propaganda partidária, obedecendo a Legislação Eleitoral.

https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv

No início deste mês, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, pediu ao Ministério das Comunicações autorização do Governo Lula para criar um canal de TV aberta, a TV do PT, e emissoras de rádio petistas, com o objetivo de promover uma “verdadeira pedagogia de participação político-partidária”.

“A veia autoritária do PT não tem limites. Não bastasse querer censurar o que o cidadão diz nas redes sociais, o PT agora quer ter emissoras de TV e de rádios para fazer política partidária com dinheiro público”, afirmou. O PL 3002/2023, de sua autoria, altera o art. 38 do Código Brasileiro de Telecomunicações para proibir partidos políticos e seus institutos ou fundações de pesquisa e de doutrinação e educação política de participação da licitação ou receber outorga de concessão de serviços de radiodifusão.

Segundo Mendonça, a concessão de serviços de radiodifusão a partidos políticos desvirtua o objetivo da concessão de serviços de radiodifusão sob todos os ângulos. Da Lei Geral de Telecomunicações, que estabelece o uso de concessões de Rádio e TV para interesse público, aos princípios constitucionais que preveem produção e programação das emissoras de rádio e televisão com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente para regionalização.

“Não bastasse ignorar princípios legais, o PT fere questões éticas ao misturar o interesse público da sociedade, com o privado do partido, desrespeitar o equilíbrio da representatividade político-partidária. Além de reafirmar o descompromisso com o bom uso do dinheiro do povo”, afirmou Mendonça.

Por Magno Martins
– Edição de Ítala Alves

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tragédia com quadriciclo: Mulher morre em acidente em Pernambuco, o segundo caso em menos de uma semana

Tragédia com quadriciclo: Mulher morre em acidente em Pernambuco, o segundo caso em menos de uma…

Uma mulher de 43 anos morreu após um acidente com quadriciclo na madrugada da última quinta-feira…
Mulher Morre Após Contrair Raiva Humana em Pernambuco

Mulher Morre Após Contrair Raiva Humana em Pernambuco

Uma mulher de 56 anos morreu na manhã deste sábado (11) após contrair raiva humana em…
Criminoso morre em acidente e outro é preso em Timbaúba

Criminoso morre em acidente e outro é preso em Timbaúba

Após furto em residência em Timbaúba, na zona da mata norte de Pernambuco, um criminoso morreu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *