- 20/02/2025
- Sem Comentário
- 4 Minutos de Leitura
Operação Divisa Integrada II mobiliza mais de 1.100 agentes e reforça segurança entre Pernambuco e Paraíba
A 2ª edição da Operação Divisa Integrada teve início na madrugada desta quinta-feira (20) reunindo as Forças de Segurança Pública de Pernambuco e da Paraíba em uma grande mobilização. Com a participação de 1.151 agentes, a ação cobre toda a região de divisa entre os dois estados, abrangendo cidades do Litoral ao Sertão, como Goiana (Zona da Mata Norte), Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito (Agreste e Sertão pernambucano, respectivamente), Teixeira e Umbuzeiro (Sertões paraibanos), além de todos os municípios ao longo da divisa.
A operação é caracterizada por uma atuação abrangente, incluindo cumprimento de mandados de prisão, buscas e apreensões, além de uma presença reforçada nas áreas com maior índice de criminalidade. Também estão sendo realizadas ações preventivas com abordagens, em outros pontos críticos da região, com o objetivo de desarticular grupos que operam nas áreas limites.
“A criminalidade não respeita fronteiras, e nós também não vamos permitir que ela aja com impunidade ao longo da divisa entre Pernambuco e Paraíba. A integração de nossos esforços vai garantir que os cidadãos possam viver e se deslocar por essa região com mais segurança e tranquilidade”, afirmou
O secretário-executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Lamark Donato.
Além das abordagens terrestres, os Grupamentos Táticos Aéreos (GTA) de Pernambuco e Paraíba prestam apoio aéreo, reforçando as rondas e o cumprimento dos mandados. O subcomandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ricardo Lopes, reforçou a importância do trabalho integrado e a atuação das unidades de Área e Especializadas no combate à violência nos municípios de divisa. “Estamos aqui reunidos em mais uma ação do Juntos pela Segurança, que vem reduzindo os índices criminais em todo o Estado. Vamos intensificar as fiscalizações nas rodovias estaduais, com abordagens a veículos e pessoas. Além da realização de pontos de bloqueio e ações de combate ao crime com equipes do 1° BIESP, do Bepi ,BPRv e do BPRp” completou o coronel.
Por Pernambuco a Polícia Civil busca cumprir 25 mandados de prisão e 76 de busca e apreensão. “Estamos atuando de forma integrada, com ações na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. Nossas equipes já conseguiram efetuar importantes prisões, apreenderam armas, veículos, dinheiro e drogas“, informou a delegada-geral adjunta, Beatriz Leite.
O suporte dos Bombeiros Militares e de integrantes da Polícia Científica garante uma cobertura completa e integrada, reforçando o compromisso das forças de segurança em combater a criminalidade de forma eficaz e sem barreiras, proporcionando mais segurança para a população dos dois estados.