• 04/10/2024
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

TRE-PE começa a distribuir urnas eletrônicas para as Eleições 2024 em Pernambuco

TRE-PE começa a distribuir urnas eletrônicas para as Eleições 2024 em Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, nesta sexta-feira (4), a distribuição de 23 mil urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das Eleições 2024, marcado para o domingo (6). Ao todo, 184 cidades de Pernambuco receberão os equipamentos, que começaram a ser transportados pelo Centro Administrativo Eleitoral, localizado em San Martin, Zona Oeste do Recife.

Esse centro é o principal ponto de distribuição e abriga as urnas destinadas a Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Na primeira remessa, 62 caminhões foram carregados com 5.769 urnas e partiram rumo aos locais de votação. Após a entrega, os equipamentos passarão por testes e instalação, realizados pelas equipes de suporte tecnológico do TRE-PE.

“A nossa expectativa é finalizar a distribuição ainda hoje e dar início aos testes das urnas, verificando a integridade dos equipamentos e preparando as sessões eleitorais. As urnas serão ligadas para os testes, mas deixamos claro que elas só poderão registrar votos a partir das 8h de domingo, dia 6 de outubro”, explicou George Maciel, secretário de Tecnologia e Informação do TRE-PE.

Para garantir a segurança durante o transporte, os caminhões foram escoltados por viaturas da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que continuarão auxiliando o TRE-PE na logística até a conclusão do processo. Segundo o superintendente da PRF em Pernambuco, Alexandre Silva, o trabalho em conjunto com a PM começou há 30 dias, e a operação terá continuidade durante o dia da eleição.

“A PRF, junto com a PM, está garantindo que todas as urnas cheguem aos seus destinos com segurança. Além disso, no domingo, estaremos de prontidão para monitorar qualquer ocorrência que possa prejudicar o fluxo nas rodovias federais e agir de imediato”, declarou Alexandre Silva.

O vice-presidente do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos, destacou a importância das forças de segurança no processo eleitoral, ressaltando o papel crucial delas no transporte de cerca de 30 mil urnas. “As forças de segurança garantem que o voto, que é livre, secreto e consciente, possa ser colhido de forma segura. Esse esforço conjunto entre o TRE-PE e as autoridades assegura que a vontade do eleitor seja respeitada”, afirmou Vasconcelos, ao agradecer aos agentes envolvidos na operação.

Com informações da FolhaPE

PBPE Podcast

 

ASSUNTOS RELACIONADOS

María Corina Machado é presa após protesto contra Maduro na Venezuela

María Corina Machado é presa após protesto contra Maduro na Venezuela

A líder opositora venezuelana María Corina Machado foi presa nesta quinta-feira (9), em Caracas, segundo denúncia…
Polícia apreende revólver calibre 32 durante patrulhamento em Pedras de Fogo

Polícia apreende revólver calibre 32 durante patrulhamento em Pedras de Fogo

Na noite da última quinta-feira (02), por volta das 20h30, a Polícia Militar realizou a apreensão…
FBI Intensifica Busca por Cúmplices em Ataque que Deixou 10 Mortos em Nova Orleans

FBI Intensifica Busca por Cúmplices em Ataque que Deixou 10 Mortos em Nova Orleans

O FBI anunciou nesta quarta-feira (1º/1) que o ataque ocorrido em Nova Orleans, Louisiana, que resultou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *