• 25/06/2022
  • Sem Comentário
  • 4 Minutos de Leitura

PDT vai à PGR contra o ministro da Defesa por ação envolvendo Ciro Gomes

PDT vai à PGR contra o ministro da Defesa por ação envolvendo Ciro Gomes

O PDT entrou com uma notícia-crime na PGR (Procuradoria-Geral da República) para pedir a investigação do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, pelo crime de denunciação caluniosa. A ação ocorre após a pasta e as Forças Armadas terem enviado à PGR uma ação contra Ciro Gomes, pré-candidato à presidência pela sigla. Em nota conjunta, as instituições criticaram o que chamaram de “irresponsáveis declarações” do presidenciável.

Em resposta divulgada na manhã desta sexta-feira, Ciro afirmou que se trata de uma “nota agressiva e intempestiva do comando das Forças Armadas” e argumenta que as suas falas foram descontextualizadas.

Na notícia-crime, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, alega que o “pré-candidato exerceu seu direito de expressão e não provocou quaisquer ataques à democracia” como apontado na nota conjunta das instituições.

Para o presidente da legenda, a iniciativa é uma “nítida tentativa de cerceamento da liberdade de expressão do pré-candidato, instrumentalizado através da imputação de condutas criminosas de que se sabe que o ex-governador é inocente”.

Na hipótese vertente, a nota oficial propagada e a notícia-crime apresentada são revestidos de acusações de cunho político e acintes diretos à democracia e às liberdades individuais constitucionais do Senhor Ciro Gomes, no que é evidenciado o dolo específico do Representado em atingir de forma assaz intensa a pretensa candidatura do Senhor Ciro Gomes. As acusações, que assumem tom de ameaça, exalam a perpetração de condutas que ultrapassam a boa-fé na administração da justiça, pelo que incorreu em manifesta denunciação caluniosa em relação ao Senhor Ciro Gomes, ao comunicar falsamente a ocorrência de crime.

Notícia-crime do PDT contra o ministro da Defesa

O presidente da legenda ainda acusa o ministro de “promover ingerências políticas em relação às Instituições e ao sistema democrático, em deturpação às competências constitucionalmente atribuídas”. O PDT cita o questionamento de Nogueira sobre “a validade do sistema eleitoral” e a declaração “autoritária” do ministro que anunciou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que irá indicar de militares para fiscalizar as urnas eletrônicas.

Notícia-crime contra Ciro

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas apresentaram à PGR uma notícia-crime contra Ciro Gomes e criticaram, em nota conjunta, o que chamaram de “irresponsáveis declarações” do político.

Na última terça-feira (21), em uma entrevista à rádio CBN, Ciro disse que as Forças Armadas são coniventes com os crimes ocorridos na região da Amazônia. Segundo o político, o narcotráfico é claramente protegido por autoridades brasileiras.

Bolsonaro destruiu as raríssimas bases de comando e controle: ele desmontou o ICMBio, desmontou a Funai, desmontou o Ibama, destruiu a capacidade operacional das Forças Armadas, que não têm efeito, verba, tecnologia para administrar a imensa faixa de fronteira seca. E isso acabou transformando o território nessa holding do crime, claramente protegida por autoridades brasileiras, inclusive das Forças Armadas.

Ciro Gomes, em entrevista à rádio CBN

As afirmações, segundo a Defesa, “afetam gravemente a reputação e a dignidade” das instituições. Ambos afirmaram que “muito se orgulham” de trabalhar pela defesa e proteção da região e no “combate a ilícitos ambientais e transfronteiriços”.

“Não é admissível, em um estado democrático, que sejam feitas acusações infundadas de crime, sem a necessária identificação da autoria por parte do acusador e sem a devida apresentação de provas, ainda mais quando dirigidas a Instituições perenes do Estado brasileiro”, diz a nota.

O pedido de investigação enviado à PGR fala nos supostos crimes de “incitar, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade” e “propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público”.

UOL

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Deputado Nikolas Ferreira Aciona PGR Após Performance Erótica em Evento de Universidade Federal

Deputado Nikolas Ferreira Aciona PGR Após Performance Erótica em Evento de Universidade Federal

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar uma apresentação…
Multas do X Transferidas Corretamente e STF Encaminha Caso à PGR

Multas do X Transferidas Corretamente e STF Encaminha Caso à PGR

A Secretaria Judiciária do Supremo Tribunal Federal (STF) informou nos autos que a Caixa Econômica Federal…
Nunes Marques sugere que decisão sobre bloqueio do X vá ao plenário

Nunes Marques sugere que decisão sobre bloqueio do X vá ao plenário

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou manifestações formais da Advocacia-Geral da União…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *