• 07/01/2023
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Contribuição do MEI subirá para R$ 66 em fevereiro

Contribuição do MEI subirá para R$ 66 em fevereiro

A partir de fevereiro, os cerca de 14 milhões de microempreendedores individuais (MEI) registrados no país pagarão R$ 66 para contribuírem com a Previdência Social. O aumento, de 8,91%, segue o reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 1.212 no ano passado para R$ 1.320 este ano, conforme estipulado pelo Orçamento.

O reajuste valerá apenas para os boletos com vencimento a partir de 20 de fevereiro. A cota deste mês, que vence em 20 de janeiro, continuará a ser paga pelo valor antigo, de R$ 60,60.

Para os MEI caminhoneiros, que contribuem mais para a Previdência Social, a contribuição passará de R$ 145,44 para R$ 158,40

Os valores levam em conta a provável edição de uma medida provisória, nos próximos dias, que eleve o salário mínimo para R$ 1.320. Até agora, o salário mínimo para 2023 está fixado em R$ 1.302, conforme medida provisória editada pelo governo anterior em meados de dezembro.

Na sexta-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o salário mínimo “vai ser pago normalmente” ao ser perguntado sobre a edição da medida provisória que fixará o valor em R$ 1.320,

Profissionais autônomos com regime tributário e previdenciário simplificado, os microempreendedores individuais recolhem 5% do salário mínimo por mês para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os MEI caminheiros contribuem com 12% do salário mínimo.

O restante da contribuição mensal varia conforme o ramo de atuação. Os trabalhadores que exercem atividades ligadas ao comércio e à indústria pagam R$ 1 a mais referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelo estado onde mora. Os profissionais que executam serviços recolhem R$ 5 a mais de Imposto sobre Serviços (ISS), administrado pelo município onde habita.

Ao contribuírem para o INSS, os microempreendedores individuais passam a ter direito à aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte. Além disso, a Receita Federal fornece um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) aos MEI, que podem emitir notas fiscais e obter crédito com condições especiais.

O boleto mensal do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) pode ser gerado no Portal do Empreendedor. As parcelas vencem no dia 20 de cada mês.

Por Agência Brasil

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Oposição critica plano de Lula de ter 40 ministérios no 4º mandato

Oposição critica plano de Lula de ter 40 ministérios no 4º mandato

A oposição no Congresso Nacional elevou o tom das críticas nesta sexta-feira (7) após a divulgação…
Governo Lula edita Medida Provisória e proíbe casas de apostas online no Brasil; sites terão até 5 de outubro para devolver valores

Governo Lula edita Medida Provisória e proíbe casas de apostas online no Brasil; sites terão até…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um passo decisivo no combate às casas de…
Brasil é eliminado pela Noruega após atuação irreconhecível; Haaland marca duas vezes e confusão com Neymar encerra duelo

Brasil é eliminado pela Noruega após atuação irreconhecível; Haaland marca duas vezes e confusão com Neymar…

A Seleção Brasileira está eliminada da Copa do Mundo de 2026. Em uma atuação muito abaixo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *